Não deixou Sá-Carneiro qualquer baú que guardasse testemunhos de criação literária ou de afinidades eletivas a exemplo de Fernando Pessoa, cujo espólio é uma importante fonte de documentos primários do autor de Céu em fogo. No meio de cartas, a elas anexas ou sobre bilhetes-postais, poemas e textos em prosa ilustram conteúdos das missivas, contextualizam ideias, registam momentos de criação. E é conhecida a existência de outros manuscritos de Mário de Sá-Carneiro em posse de colecionadores privados, como o foi a Coleção de João Pinto de Figueiredo, hoje também disponível na BNP.

O espólio que constitui o núcleo central deste sítio web (ESP. N50), colecionado por François Castex, foi adquirido em 1995. Integra manuscritos literários, cadernos, correspondência familiar e dois impressos. Destes, o programa da festa promovida pelo Liceu frequentado por Sá-Carneiro é, ao mesmo tempo, um documento biográfico e registo de 1ª edição de texto do jovem poeta. O outro, Zagoriansky (1952) reedita, com nota introdutória assinada por Jorge de Sena que enquadra a personagem, um fragmento de Além, de Petrus Ivanovitch Zagoriansk.

No âmbito das comemorações do centenário da morte do escritor disponibiliza-se em linha este fundo documental complementando-o com documentação do espólio de Fernando Pessoa - o autógrafo de Versos Para os Indícios de Ouro e os 2 cadernos de recortes de imprensa com críticas à revista Orpheu - e com a bibliografia publicada em vida de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916). Aquele autógrafo integra a série Manuscritos literários subdivididos em poesia e prosa. São apresentados cronologicamente, isto é, segundo a data de criação expressa ou atribuída. A identificação de cada documento regista também a 1ª edição do texto.

A Correspondência vai organizada em duas subséries – cartas de Mário de Sá-Carneiro e de terceiros. Na primeira acede-se, também cronologicamente, a documentos epistolares dirigidos ao pai e a Maria Cardoso Peixoto - Sá Carneiro após o casamento - e, na segunda, a um bilhete-postal endereçado a Carlos de Sá Carneiro por um sobrinho. Para complemento a estes documentos veja-se Carneiro, Mário de Sá –  Cartas a Maria e outra correspondência inédita. Leitura, fixação e notas de François Castex e Marina Tavares Dias. Lisboa: Quimera, imp. 1992.

Em Outros documentos reúnem-se os outros manuscritos autógrafos, os impressos editados no limite do período de vida do escritor e os cadernos onde Sá-Carneiro colou e anotou as críticas a Orpheu 1 e 2 publicadas na imprensa.

Obra publicada integra o impresso de 1952 que, como vai dito, faz parte do fundo documental, e o conjunto de textos publicados em vida do escritor e registados em Mário de Sá-Carneiro: 1890-1916. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1990, catálogo da exposição que assinalou o centenário do nascimento. Inclui ainda a 1ª edição de Indícios de Oiro  (1937) e Poemas de Paris, publicados em 1983 na edição fac-similada das provas tipográficas do nº 3 de Orpheu.

 

 - Fátima Lopes

 

We use cookies
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir na sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.